terça-feira, 2 de maio de 2017

Diário de uma Hemorroidectomia - Dia Zero

Acordei cedo, apesar de a cirurgia somente estar marcada para às 13:00 horas. Estômago vazio desde a noite anterior, assim permaneceu, com exceção de água, liberada pelo anestesista até duas horas antes da cirurgia.

Chegamos no hospital por voltadas 9:30 horas e fiz a internação. Depois de entrar no quarto, vi que poderia ter chegado um pouco mais tarde, mas a ansiedade venceu.

Uma hora depois, entra a enfermeira e me entrega uma camisola cirúrgica e um pacote contendo pro-pés, touca e uma ceroula própria. Entrega ainda uma siringa com um líquido, orientando-me que eu deveria utilizá-lo para higienizar o local onde seria realizada a cirurgia, utilizando-o como um detergente.

Às 11 chega o anestesista, um amigo, para me tranqüilizar, fazer algumas perguntas e dar orientações. Diz-me que vai me receitar um dormonid, mas que eu somente o tomaria se quisesse. Não tomei.

Ao meio-dia, estou pronto. 12:15 h chegam os enfermeiros para me conduzirem ao centro cirúrgico em uma cadeira de rodas. Sou colocado sobre uma mesa cirúrgica que tem pouco mais que a largura do meu corpo, dura e desconfortável. Peço à enfermeira um travesseiro e recebo uma manta dobrada para colocar sob a cabeça. Fico olhando para o teto e para o conjunto de iluminação que se encontra sobre mim.

Uns quinze minutos depois, chega o anestesista. Conversa comigo, pergunta se está tudo bem e começa a preparar o material. Em seguida chega a médica cirurgiã, também me cumprimenta e começa a orientar a enfermeira sobre os materias e equipamentos necessários. 

O anestesista pega minha veia e eu começo a receber uma medicação, que creio ser algum narcótico potente. Recebo a seguir dois pequenos tubos no nariz, com a informação que se trata de oxigênio.

Acordo umas duas horas depois, deitado sobre uma maca, a caminho da sala de recuperação, onde permaneço por mais quase uma hora. Neste meio tempo, percebo minhas pernas ainda dormentes, com meus pés começando a se mexer. Ufa! Não fiquei paraplégico.

Às 16:00 h sou levado para o quarto. Minhas pernas já se mexem, mas não sinto nada abaixo da cintura. Apenas quando levanto o lençol que me cobria, percebo que estou sem cuecas. Toco em meu pênis. Nada.

O anestisista sobe ao meu quarto por volta das 18:00h. Após perguntar como eu estava, ele se despede com uma frase marcante dirigida à minha mulher: "Esse sorriso tranqüilo no rosto é porque ainda não passou o efeito da anestesia". 

Dito e feito. Passado o efeito da anestesia, não teve dipirona que resolvesse. Implorei para que me aplicassem morfina ou me dessem uma paulada na cabeça. A expressão americana, "a pain in  ass", para descrever algo ou alguém insuportável foi compreendida por mim em toda a sua extensão. Muito mais forte que a nossa pé no saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário